Bye Bye Devassa!

No intervalo de uma novela das oito, uma loura aparentemente linda magra mostra as pernas num comercial de cerveja. Está acionado drama da grande polêmica no meio publicitário deste ano. A propaganda em questão, a cerveja Devassa, que tem como slogan “Um tesão de cerveja!” , recebeu do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) uma liminar suspendendo a veiculação da campanha da cerveja Devassa Bem Loura, marca que pertence à Schincariol. Segundo o órgão, foram suspensas as propagandas na televisão, no rádio, em mídia impressa e na internet, incluindo partes do site da Devassa Bem Loura.

Entenda o motivo de a campanha ter sido retirada do ar:

O Conar abriu três processos contra a campanha, com base em representações que questionam o forte apelo sensual da campanha e também uma promoção no site da Devassa, que, segundo a entidade, poderia estimular o consumo excessivo de álcool. Além disso, uma representação da Secretaria dos Direitos da Mulher diz que o site da cerveja desrespeita a figura da mulher, com o uso de imagens sexistas.

No entanto, o vídeo ainda está disponível no YouTube e já teve quase 900 mil visualizações. Sites de fofocas dos EUA até brincaram com a questão, estampando em suas páginas a pergunta: “Seria Paris Hilton sexy demais para o Brasil?”.

O fato é, na campanha não aparece crianças e tampouco é direcionado a elas. Então dessa acusação eles se livrariam. Também não estimula e nem encoraja o consumidor a beber e se sentir melhor.

Coube ao CONAR proibir a campanha pelo forte apelo sexual e pela desvalorização da mulher que ficam visíveis, apesar de o meu ver, ser pouco explorado essas acusações, mas ficam claras.

Eles acertaram ao indicar que o produto era destinado a adultos e pecaram a não restringir a página da campanha na internet para o mesmo publico!

O Anunciante e sua agência enviaram defesa ao Conar em que ponderam que não há na campanha desrespeito à figura da mulher, tampouco apelo excessivo à sensualidade ou ao consumo da cerveja. Para a Primo Schincariol e a Mood, a ênfase da campanha se dá mais no fotógrafo e nas pessoas que passam pela rua e menos na modelo. A campanha, informam as denunciadas, foi inspirada no filme “Uma Janela Indiscreta”, apresentando uma celebridade misteriosa, objeto da curiosidade de um paparazzo. E no final a Primo Schincariol ingressou com recurso contra as decisões envolvendo os três processos, o que não adiantou em nada.

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